quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sua Escola é uma bagunça ?

Quando se coloca "escola" e bagunça" na mesma frase, a imagem mental é imediata: um pátio cheio de crianças correndo e gritando, aviõezinhos de papel voando na sala de aula. Porém, pode ser que a bagunça, bagunça mesmo, esteja do outro lado, na parte administrativa e burocrática de sua escola.

Procedimentos que ninguém sabe para que servem, excesso de burocracia, dificuldade de comunicação entre os níveis. É só olhar em volta, você vai notar dezenas de exemplos dessa falta de organização. Mas, para ilustrar, vamos ficar com a faculdade que freqüentei. Havia uma máquina de xerox disponível aos alunos, e era cobrado um preço por cópia ligeiramente inferior ao do mercado.

Para tirar a bendita cópia, primeiro tínhamos de entrar na fila do guichê do Protocolo, onde se amontoavam os mais diversos problemas: alunos que pediam revisão de prova, levavam atestados médicos, entregavam monografias, solicitavam bolsa... e também os pobres coitados que queriam apenas tirar duas cópias do caderno do colega. Não havia escapatória. Todos iam ao Protocolo, faziam o pedido, pagavam taxas se necessário, e saiam com um papel datado e carimbado.

Após isso, lá iamos nós enfrentar a fila do xerox, com o papel carimbado e datado na mão, solicitar nossas duas ou três cópias.

Faça as contas: mandar imprimir blocos timbrados e manter um funcionário para carimbar e datar uma folha que afirma que você pagou oito centavos e pode tirar duas cópias, além de manter outro funcionário no xerox. Faz sentido para você? Tudo bem. Não fazia sentido para nós também. Tanto que na hora do intervalo era uma debandada para tirar xerox na pequena papelaria na frente da faculdade. E, já que estávamos fora mesmo, muitos aproveitavam para comer e jogar sinuca no botequim ao lado.

Ou seja, um pequeno procedimento conseguia fazer com que muitos alunos parassem de gastar tanto no xerox como na cantina da instituição.

A bagunça, como se vê, não é aquela física. Fazer uma faxina na escola ajuda. Mas não resolve o problema.

Mitos da desorganização – Existem diversas desculpas para não se organizar uma escola. A mais cômoda delas é que as coisas sempre foram feitas daquele jeito. Até pode ser. As coisas sempre foram feitas daquele jeito. E desde que as coisas começaram a ser feitas, disciplinas como educação Moral e Cívica desapareceram, a informática invadiu a escola, novos livros didáticos e teorias de educação foram escritas, os PCN’s surgiram, veio o Provão e o Enem. Faz sentido deixar tudo como sempre está?

Veja mais alguns mitos da desorganização:

As pessoas nascem desorganizadas ou ordeiras e não dá para mudar
Não? Puxe pela memória, os dias em que você sentava do outro lado da sala de aula. Caderno novo na sua frente. Você passa a mão pela primeira página, alva, limpa, cheirando a novo. E nessa primeira página você escrevia no maior capricho. E seguia firme na resolução de manter o caderno bonito até.... até a décima página, onde começam a surgir rabiscos na margem, a caneta vermelha não é mais usada para sublinhar títulos, as últimas páginas são destinadas aos jogos de forca, jogo-da-velha e batalha-naval e assim por diante. Organização não é questão de habilidades especiais, é questão de bom senso, atitude e vontade. Apenas isso.

Usem o e-mail, vamos acabar com todos os papéis da nossa escola
Isso não é resolver o problema, é transferir a situação de um local visível (mesas e pastas dos professores) para uma região escondida (as entranhas dos computadores). Não ataque os sintomas, vá atrás dos motivos que causam a burocracia e a papelada.

"Eu sei onde tudo está"
Essa é a frase preferida do professor e coordenador veterano. Realmente, você pode vedar os olhos de alguns e colocá-los em frente a um armário abarrotado de papéis e pedir qualquer documento, que eles acham. Só que imagine que essa coordenadora tirou licença maternidade e o velho professor pegou uma gripe daquelas e vai precisar faltar uma semana. E agora, quem sabe onde tudo está? Arrume e simplifique.
 
Texto de: Brasílio Neto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário