quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sala de Matrícula - O ponto de Venda

Sala de Matrícula – O ponto de venda
 
 
Devemos considerar a concretização de uma matrícula como uma ação dependente de algumas etapas, até chegar ao fechamento do negócio.

Alguns aspectos são parte do processo da escolha, tais como:
  • Opinião de outros pais.
  • Tempo de deslocamento até a unidade de ensino.
  • Poder aquisitivo, entre outros.
Em plena era da informação, com a competição cada vez mais acirrada, em que os serviços são quase iguais e a guerra de preços coloca em risco a rentabilidade do negócio, o departamento de atendimento (sala de matrícula) exerce um papel fundamental para o relacionamento da escola com o mercado e suas constantes mudanças. Assim, é preciso ver a venda como um ato realizado na sala de matrícula.
Os pais e alunos vêm à sala de matrícula com várias expectativas e uma necessidade de informações que devem ser satisfeitas para que eles se sintam seguros durante a tomada de decisão.

Dicas de abordagem para os funcionários que trabalham na sala de matrícula
  • Sorria (sem ser artificial), pois os futuros pais e alunos precisam se sentir em casa.
  • Quebre o gelo! Bom humor sem exageros é a marca do sucesso.
  • Cuide de pequenos detalhes – eles fazem a diferença.
  • Boa aparência pessoal é fundamental (evite camisa aberta, barba mal feita, cabelo despenteado, etc.).
  • Limpeza e organização na sala de recepção.
  • Chame as pessoas pelo nome.
  • Identificação: Nunca deixe alguém entrar em sua escola sem ser identificado; isso mostra a qualidade da segurança da instituição em que o aluno irá estudar – não entra qualquer um. Sempre informe o nome do visitante que você irá receber ao departamento ou pessoa responsável pela segurança.
  • Qualquer visitante deve ter, se possível, o nome, o telefone e o endereço cadastrado – para que você possa realizar contatos futuros.
  • Os funcionários devem sempre ter a identificação (crachá) bem visível.
    Todos devem ser atentos e cordiais, procurando deixar os pais e alunos à vontade.
    É imprescindível oferecer café e água.
  • Evite beber, comer, fazer as unhas, fumar, folhear livros de produtos, fazer palavras cruzadas e falar de assuntos internos de sua escola diante de visitantes.
  • As mulheres não devem exagerar na maquiagem nem mexer muito no cabelo.
  • Evite ser cinestésico em excesso, tocando nas pessoas, sendo “pegajoso”.
  • Não discrimine nem subestime seu cliente. Não o julgue por sobrenome, aparência, status, etc.

Por que pais e alunos não efetuam a matrícula? O que eles analisam?
  • Preço – 10% procuram uma escola mais barata.
  • Qualidade – 25% encontram outra escola com melhor qualidade de ensino – por isso procure oferecer os diferenciais que a sua realidade de mercado necessita.
  • Atendimento – 65% foram mal atendidos, houve falta de contato humano ou a apresentação do produto foi falha (não convenceu).

O que pais e alunos procuram em uma nova escola?
  • Visitar na escola durante o horário de aula para fazer comparações e ver como é o ambiente.
  • Conhecer a qualidade e o nível dos professores.
  • Conhecer metodologias de ensino, critérios de avaliação, carga horária e matérias optativas.
  • Verificar o que a escola oferece de infra-estrutura (biblioteca, laboratórios, quadras de esporte) e como é utilizada.
  • Número de alunos por sala.
  • Mostrar a relação custo–beneficio da escola (o que a escola oferece: inglês, informática, cidadania, esportes, artes, etc.).
Texto: Vagner Aguilar

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